Como Transformar o seu Blog em uma Fábrica de Leads?

Como Transformar o seu Blog em uma Fábrica de Leads? 5.00/5 (100.00%) 2 votes

Como Transformar o seu Blog em uma Fábrica de Leads?

email marketing fabrica de leads

 

Se você é um leitor assíduo do nosso blog, já deve ter entendido que para começar a criar audiência e autoridade você precisa mostrar para as pessoas que como te encontrar e o que você tem para ensiná-las. E uma forma bem rápida e prática para conseguir isso é utilizar um blog.

Se você já tem um blog, você tem em suas mãos uma ferramenta extraordinária para captação de leads. Com ele você será capaz de atrair mais pessoas com mais facilidade, pois um blog entrega ao público o que ele realmente procura: Informação. Criando assim uma  verdadeira fábrica de leads

Desta forma, quando alguém acessar seu blog para aprender você utilizará a captação de leads para gerar mais tráfego qualificado para seu blog e consequentemente mais vendas. Então, o seu blog deve ser criado e otimizado para captação de leads.

Mas antes de passarmos para a parte técnica é preciso esclarecer a que no caso da lista de e-mails, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Não adianta ter uma lista com milhões de leads inscritos, sendo que estas pessoas não estão interessadas no que você está falando. Pensando nisso, o seu blog deve atrair as pessoas certas para sua lista de e-mail.

Para esta técnica como esperado, o seu blog precisa ter conteúdo de qualidade, voltado exclusivamente para o seu nicho de mercado. Se você quer montar uma lista de e-mail para vender produtos relacionados a finanças, por exemplo, não adianta ter um blog sobre emagrecimento. Seu blog sobre finanças vai atrair pessoas interessadas neste assunto e por mais que você consiga pegar o e-mail dessas pessoas, elas não vão comprar os produtos de emagrecimento quando você indicar.

Então é muito importante que você tenha foco no seu público e saiba dizer exatamente o que ele precisa ouvir criando conteúdo para o tipo comum de leitor, o seu avatar. Agora que você já sabe para quem deve falar, vamos analisar como o seu blog pode se tornar uma ferramenta para captura de leads e construção da sua lista de e-mails.

Saiba como estruturar seu blog para realmente criar uma fábrica de leads.

Capture e-mails diretamente no blog

A principal forma de capturar e-mails em seu blog é solicitar o e-mail da pessoa diretamente dentro do blog. Para isso você vai precisar simplesmente posicionar um formulário de cadastro dentro do seu blog.

Como eu já disse em uma postagem anterior é possível criar um formulário de captura dentro do Get Response e usá-lo em seu blog. Basta copiar o código gerado e colar este código nos lugares onde você deseja que o formulário seja exibido.

Vamos ver alguns lugares ideais para você colocar o seu formulário e converter bastante:

1- Barra fixa no topo

O topo do blog é uma área nobre, pois é o primeiro lugar para onde o seu usuário vai olhar ao entrar no seu blog. Você não pode deixar de aproveitar este espaço.

Fábrica de Leads - Captura de emails - barra fixa no topo

Esta barra fixa no topo é um recurso muito interessante, pois ela vai criar realmente uma barra no topo do blog com uma cor bem chamativa e nesta barra você vai pedir o e-mail da pessoa. Existem algumas ferramentas que fazem isso e também alguns plugins de wordpress, conforme você pode ver na lista abaixo:

Attention Grabber

Hello Bar

Para colocar o formulário na barra lateral, você só vai precisar inserir um novo widget de texto em seu wordpress e colar o código do formulário do Get Response.

2- Barra fixa no acima dos Posts

A barra acima dos post também é um ótimo local para captura de e-mails em seu blog, nela colocam-se chamadas para algo diferenciado e não só: “Atualizações” ou “Fique Ligado”. Você pode por uma chamada para um vídeo de conteúdo, um mini curso, infográfico ou uma palestra. Pois estará em grande destaque.

Fábrica de Leads - Captura de emails - barra acima dos posts

Este Box de captura converte muito bem, neste blog ele é responsável por mais de 37% de todas as capturas de e-mails.

3- Topo da Barra Lateral

A barra lateral é um ótimo lugar para ter o seu formulário de inscrição. Além de ser um dos lugares mais fáceis de colocar o seu formulário, a barra lateral é um dos principais lugares onde o usuário vai olhar quando ele está interessado em navegar um pouco mais no seu blog. Mas não se esqueça. O formulário deve sempre ficar no topo da barra lateral em posição de destaque.

Fábrica de Leads - Captura de emails - Topo da Barra Lateral4- Final dos artigos

Um ótimo lugar para pedir o e-mail do seu visitante é ao final de cada artigo. Pense comigo… Se a pessoa acessou o seu blog e leu o seu artigo até o final, significa que ela se agradou do seu blog e o seu conteúdo foi interessante. Este é o momento ideal para você oferecer algo mais a ela e pedir o e-mail.

Fábrica de Leads - Captura de emails - Final dos artigos

Algumas pessoas costumam pedir o e-mail já no início do artigo ou no meio. Você pode e deve testar estas diferentes abordagens, assim poderá ver o que funciona melhor para você.

5- Light box

Esta técnica é uma das formas mais eficientes de capturar e-mail em seu blog. Provavelmente você já acessou algum site na internet e ao entrar no site uma espécie de pop-up abriu pedindo para você cadastrar o seu e-mail, ou algo do tipo. É exatamente isso que estou falando!

Fábrica de Leads - Captura de emails - popup Light box

Desta forma é impossível não ver esta janela abrindo na sua frente. Você vai ter a garantia de que o usuário sempre vai ver o seu formulário de inscrição e isso vai aumentar consideravelmente o tamanho da sua lista.

Abaixo você vai encontrar vários plugins que permitem a você criar facilmente este pop-up de captura de e-mails em seu blog. Alguns são gratuitos, mas se você está procurando resultados de uma forma mais rápida, a opção paga são as mais indicadas.

Pop-up Domination

Wp Subscriber

Como Capturar E-mails com uma Página de Captura (Squeeze Page)

Além de capturar e-mails diretamente dentro do seu blog, você pode usar o seu blog para capturar e-mails em páginas de captura. Se você não aprendeu como fazer uma página de captura que converta assista a este vídeo que fiz para o canal do Blog. Em uma postagem anterior você aprendeu como criar sua página de captura utilizando o plugin Squeeze WP, agora você pode utilizar o seu blog para levar visitas para esta página de captura.

A ideia aqui é você posicionar estrategicamente em seu blog alguns banners com chamadas fortes para atrair o clique do seu usuário. Se você é um aluno do curso Segredos do Adsense já conseguiu aprender os melhores formatos e posicionamentos de banners do Adsense para o seu blog. Aqui você vai colocar os seus banners seguindo a mesma ideia.

Desta forma, quando alguém acessar seu blog para aprender você utilizará a captação de leads para gerar mais tráfego qualificado para seu blog.

Bom, de forma simples, você deve procurar os locais mais vistos pelo seu usuário para posicionar os banners. No início e no final dos seus artigos é um ótimo lugar para isso. Além do artigo, você pode colocar banners na barra lateral e no topo do seu blog. Estes banners precisam ter uma chamada bem forte para o seu público alvo, algo que eles realmente querem. Assim você conseguirá atrair muitos cliques nos banners e gerar muitas visitas para sua página de captura.

Um detalhe importante é que a mensagem do banner precisa ser condizente com aquilo que você promete na sua página de captura. Se você prometer algo no banner e a página de captura falar de um assunto diferente, a sua conversão cairá drasticamente.

Para criar os banners, você mesmo pode fazer ou contratar um designer para fazer isso por você. Esta segunda opção é a mais indicada caso você não tenha habilidades com edição de imagens.

Todas as estratégias acima funcionam muito bem, mas o que realmente vai gerar muito resultado é você combinar todas elas em seu blog. Fazendo isso você transformará o seu blog em uma máquina de gerar leads. Mas vale a pena lembrar que o combustível que faz esta máquina funcionar é o tráfego. Quanto mais tráfego você tiver em seu blog, mais e-mails será capaz de capturar. Então continue se esforçando para melhorar a audiência do seu blog, divulgando ele de todas as formas possíveis.

Veja abaixo algumas ferramentas gratuitas e pagas para construir uma Página de captura perfeita.

**Plugin Squeeze WP Free (Limitado)**

Related Posts

Como ser um Empreendedor Digital?

Asafe Teixeira

Estudioso do mercado de renda varíavel desde 2012, formado em administração, usa o este blog para passar seus conhecimentos e experiências para o público, que é também apaixonado por investimentos.

Website: http://www.fiquericojovem.com

3 Comentários

  1. Pingback: O que é Lead? Porque a sua empresa precisa gerar Leads?

  2. Ótimo post, conteúdo relevante.
    Depois da uma espiada na minha página que eu também tenho algo muito interessante, eu ensino como capturar contatos, sem precisar capturar e-mails, realmente inédito, tenho certeza que você vai gostar.
    O endereço esta linkado ai no meu nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *